NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29 DE FEVEREIRO E OS ANOS BISSEXTOS...

Curiosidades sobre o dia 29 de fevereiro e os anos bissextos

Porque é que de quatro em quatro anos o mês de fevereiro tem mais um dia?



Um ano bissexto, quando um dia extra é adicionado ao final de Fevereiro de cada quatro anos, existe para equilibrar a disparidade entre o sistema solar e o calendárioA órbita completa da Terra à volta do Sol demora exatamente 365.2422 dias para completar, mas o calendário gregoriano considera 365 dias.
Por isso, são adicionados ao nosso dia-a-dia segundos extra –e anos bissextos – para manter os nosso relógios e calendários sincronizados com a Terra e as suas estações.
Porquê em fevereiro?
Durante o reinado de Júlio Cesar o mês tinha 30 dias. Quando César Augusto chegou ao poder, quis que agosto (mês em sua homenagem), que tinha 29 dias, tivesse 31 dias, como julho (mês de Júlio Cesar). Para isso, roubou alguns dias de fevereiro para completar o número de dias de agosto e torná-lo tão grande quanto julho. Desde então fevereiro tem 28 dias e 29 em anos bissextos.
Como se prevê que um ano será bissexto?
De acordo com cálculos gregorianos, qualquer ano divisível por 100 e não por 400 não será considerado um ano bissexto. No entanto, os especialistas dizem que ainda há pequenas discrepâncias entre este método e o sistema gregoriano, que terá de ser revisto daqui a cerca de 10 mil anos.
Outras curiosidades:
Um bebé nascido no dia 29 de fevereiro é chamado de ‘bebé bissexto’. A probabilidade de nascer neste dia é de um em 1.461 - já que quatro anos têm 1.460 dias e o dia extra é o bissexto, completando 1.461.
Há uma tradição que sugere que as mulheres podem pedir os namorados em casamento neste dia. Esta crença remonta ao século V, quando Santa Brígida se queixou a São Patrício que as mulheres tinham de esperar por muito tempo para que os homens as pedissem em casamento. São Patrício, então, propôs o último dia de fevereiro para este fim.
A mulher deve usar calções ou uma saia escarlate para fazer a pergunta, segundo a tradição.
Se o homem recusar deve dar 12 pares de luva à mulher, uma tradição que existe desde o império romano. Na Finlândia, os homens devem oferecer um tecido para uma saia.
O sapo é o símbolo associado ao dia 29 de fevereiro. gregoriano.
Neste dia assinala-se o Dia das Doenças Raras.  

domingo, 28 de fevereiro de 2016

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O MEU ASTRONAUTA FOI À LUA...


Em dez minutos provou que nem só os Americanos e os Russos, lá conseguem chegar, ontem estava comigo e disse-me: Avô, emprestas-me o teu computador por dez minutos? Para quê rapaz? Para ir à lua espetar a bandeira portuguesa e deixar a Torre de Belém! OK, arranca! Preparou a nave, pega na nossa bandeira e na Torre de Belém e aí vai ele, só que se esqueceu de dar boleia ao SR. Silva, que está livre.
(Ampliem a imagem e verão que é mesmo ele), foi lá e deixou a sua marca.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Moody’s aplaude Governo...

Moody’s aplaude Governo pela aprovação do Orçamento

Agência de notação diz que aprovação pelos três partidos de esquerda demonstrou a capacidade de recuar e desenhar medidas mais realistas


A aprovação do Orçamento do Estado para 2016, que coloca o défice nos 2,2% do PIB, foi elogiada, nesta quinta-feira, pela agência de notação financeira Moody’s. Em comunicado, a Moody’s diz que a aprovação dos três partidos de esquerda “demonstrou a capacidade e vontade do Governo de inverter o rumo e definir um caminho orçamental mais realista do que o que foi apresentado no primeiro esboço no início de Fevereiro”.
“Também deixa de lado o risco de eleições antecipadas, que seriam desencadeadas caso houvesse um voto negativo dos partidos de esquerda”, continua a agência.
Recordando que a aprovação se seguiu a “intensas negociações com a Comissão Europeia”, a Moody’s refere ainda que todo o processo mostra a vontade da comissão em fazer com que os Estados membros definam metas orçamentais que são “consistentes com a zona euro”. “A Comissão entendeu que o esboço inicial do OE de inícios de Fevereiro era insuficiente porque não incorporava melhorias estruturais no balanço e se baseava em previsões de crescimento optimistas”, afirma.
A Moody’s defende que o défice irá exceder a meta governamental, tendo em conta as suas próprias previsões de crescimento (de 1,6% contra os 1,8% do executivo). Além disso, diz que “uma parte importante das poupanças orçamentais é suposto serem geradas pela eficiência na Administração Pública e um congelamento nominal do consumo de bens de serviços por parte do Estado”, mas não acredita que este objectivo “se concretize totalmente”. A agência aponta para um défice de 3% do PIB este ano.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O TEMPO AVANÇA E TUDO LEVA SEM REGRESSO...


O (Páscoa Fuzileiro), com 22 anos, saltava, corria e nada doía! Hoje com 73 até as barbas e o cabelo negro, o tempo levou, apenas me trouxe aquilo que ninguém deseja, (as maleitas), apanhando-me já sem defesas para me livrar delas, em dias de chuva como hoje, começo a pensar nestas coisas, mas duma coisa eu tenho a certeza, o meu sorriso, o Páscoa e o Querido seguirão comigo a caminhada da eternidade.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

BRINCANDO SE PASSA O TEMPO...


Brincando eu passo o tempo
Não me envergonho de dizer
Tudo o que faço é lento
Vou navegando até Deus querer

O tempo de trabalho já lá vai
Quem me dera voltar atrás
Sempre à frente sem dizer ai
Nada doía aqui ao rapaz.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

UM FADISTA JÁ CANSADO...



De José Pracana, (Um fadista já cansado), do fado do orçamento, só para descontrair!




QUE ESPETÁCULO...


Vamos ter o OE chumbado pelo SR. Primeiro ministro!


E o SR. Deputado ainda continua a remar, contra a desunião Europeia, contra os credores e contra o povo português que quer as subvenções vitalícias cortadas a todos os políticos, que nada fizeram para estarem a usufruir delas?
Está bonita a brincadeira está!...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ISENÇÕES DO IMI...



Isenção do IMI: atenção à morada do Cartão do Cidadão
As famílias de baixos rendimentos têm direito a uma isenção permanente do IMI. Mas é necessário que a morada fiscal e a da casa isenta coincidam.
As famílias com um rendimento anual até 15295 euros beneficiam de isenção permanente do Imposto Municipal sobre os Imóveis. Este benefício é-lhes atribuído de forma automático pela administração fiscal mas apenas é concedido ao imóvel afeto à habitação permanente que corresponde à morada fiscal.
Esta nuance consta da proposta do Orçamento do Estado para 2016 e vem determinar que para efeitos da atribuição daquela isenção “se considera prédio ou parte de prédio urbano afeto à habitação própria e permanente aquele no qual esteja fixado o respetivo domicílio fiscal”.
À partida ambas as moradas coincidem, mas pode acontecer que as pessoas não tenham a morada atualizada, sendo que para o fisco, a que é válida e considerada é a que consta do Cartão do Cidadão.
Este regime vem aproximar a concessão das isenções permanentes ao que já existe para os contribuintes em geral quando pedem isenção de IMI (e que lhes é concedida por um período máximo de três anos).
Desde o início de 2015 que podem entrar para este regime de isenção permanente do IMI as pessoas com um rendimento anual inferior a 2,3 vezes o valor do salário mínimo auferido em 2010 (e que era de 475 euros). O regime anterior concedia este benefício às famílias que contavam com o equivalente a 2,2 SMN anuais.
Quando o limite foi alterado, o anterior governo estimou que o benefício pudesse abranger cerca de 350 mil famílias – mais 50 mil do que as que até aí gozavam desta isenção.
Este benefício vai ser apurado de forma automática pelo fisco que usará os dados de que dispõe sobre o rendimento das famílias.
Lucília Tiago

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MINHA TERRA VELHINHA...





                                  Um fado dedicado à minha terra velhinha


CARRASCAL!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O CUME DA MINHA SERRA...



O CUME

No cume daquela serra
Plantei uma roseira
A rosa no cume cresce
A rosa no cume cheira

Quando cai a chuva grossa
A água o cume desce
O orvalho no cume brilha
O mato no cume cresce

Mas logo que a chuva cessa
Ao cume volta a alegria
Pois volta a brilhar depressa
O sol que no cume ardia

E quando chega o Verão
E tudo no cume seca
O vento o cume limpa
E o cume fica careca

Ao subir a linda serra
Vê-se o cume aparecendo
Mas começando a descer
O cume se vai escondendo

Quando cai a chuva fria
Salpicos no cume caiem
Abelhas no cume picam
Lagartos do cume saem

E à hora crepuscular
Tudo no cume escurece
Pirilampos no Cume brilham
E a lua no cume aparece

E quando vem o Inverno
A neve no cume cai
O cume fica tapado
E ninguém ao cume vai

Mas a tristeza se acaba
E de novo vem o Verão
O gelo do cume derrete
E todos ao cume vão.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O PÁSCOA JÁ ATRACOU...


Foram oito dias de alguma turbulência e mau tempo, mas o nosso barquinho, com os motores a todo o gás e alguma experiência de navegação chegou, ao Cobué (Lago Niassa), onde atracou em 1967, já almoçámos mandioca e peixe seco, acompanhado com água fresquinha do Lago, agora vou dar uns mergulhos com a minha companheira de viagem!
Conhecem o local onde vamos mergulhar?

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

E FOI ASSIM DIA DE SÃO VALENTIM...


Juntos em Revista!


No CAE da Figueira da Foz, dizem que rir faz bem à saúde e foi isso que decidimos fazer, uma tarde de gargalhada com Marina Mota, Carlos Cunha e o seu maravilhoso elenco!


A máquina do tempo!


50 anos de namoro e 48 de casamento é obra!

sábado, 13 de fevereiro de 2016

NÃO DÁ PARA PASSEAR, MAS VAI DAR PARA NAMORAR...


Amanhã dia de S. Valentim, acorda a tua namorada com um beijinho!


Se foste marinheiro, sabes como é, elas gostam!


Se tiveres uma rosa, oferece-lhe, pode ser que recebas um beijo em troca!


Esquece a idade e faz-de-conta que tens vinte anos!


Que a gatinha faz rom,rom!

UM BOM DOMINGO PARA TODOS À LAREIRA.

UM CHURRASCO NA LAMA!


Peço perdão a alguns familiares e amigos, porque não é meu hábito meter-me nestas caldeiradas, mas por favor, ontem até os vegetarianos saborearam aquele churrasco confecionado no Estádio da Luz!


Calma Pinto, não é preciso chegar a tanto para seres campeão!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

FIM DE SEMANA NO COBUÉ...


Estando as barras fechadas à navegação este fim de semana, decidi ir até ao Cobué (Lago Niassa), onde as águas são mais calmas, mais quentinhas e o combustível mais barato!


Peguei no meu barquinho, arranjei companhia e aí vamos nós, prometo que vos vou enviar um aerograma informando como está a Sanzala, as chunguilas e a data do meu regresso!
BOM FIM DE SEMANA! Adeus até ao meu regresso.







quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

COM OS DENTES AFIADOS... FUJAM!

Portugal tem de estar preparado para mais austeridade, avisa Eurogrupo

Presidente do conjunto de Ministros das Finanças europeus veio alertar para a possível aplicação de mais medidas. Governo poderá ser obrigado a mudar novamente o plano orçamental para agradar a Bruxelas.

O anúncio oficial do Eurogrupo ainda não chegou, mas as primeiras notícias vindas da reunião dos Ministros das Finanças em Bruxelas não são boas para Portugal. Segundo a SIC, o presidente da autoridade europeia lançou um aviso à navegação, dirigido ao Governo de António Costa.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

JÁ NÃO QUEREM DE CÁ SAIR...


Nós por tradição, somos um país de acolhimento e os migrantes em Portugal sentem isso: Visitaram as nossas praias e adoraram o nosso sol!


Ensino gratuito nas nossas escolas, tiveram uma aula de educação física, gostaram dos movimentos e prometeram voltar no dia seguinte!


Foram assistir a uma missa católica e até rezaram!


Provaram a nossa fruta e já não querem outra!


No Carnaval este ano, deram saltos de contentes!

ELES NÃO QUEREM MAIS SAIR DAQUI.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

DE FÉRIAS NA FIGUEIRA DA FOZ...


Sempre gostei do mar, aproveitei o Carnaval e vim até à terra do meu amigo Santana, participo no corso carnavalesco disfarçado de...
Estou-me a divertir imenso, vale a pena ser político! Da subvenção que me vão repor ainda me sobram uns trocos e os hotéis aqui são baratos, segundo informações do Sr. Presidente da Câmara.

ELA VAI RESISTINDO AO TEMPO...


A Ponte sobre a Foz do Mondego


Ponte Edgar Cardoso, conhecida como Ponte sobre o Mondego e antigamente também como Ponte da Figueira da Foz foi inaugurada no ano de 1982, desenhada pelo engenheiro português Edgar Cardoso. Foi a primeira ponte atirantada construída em Portugal.[1]
Situa-se na Figueira da Foz, no litoral centro de Portugal, estando integrada na EN109/IC1. Esta ponte beneficiou de uma reabilitação profunda durante dois anos, a qual foi dada por concluída a 28 de Julho de 2005, ocasião em que a estrutura recebeu o seu nome actual.
Permite a travessia sobre o rio Mondego, sobre numerosos arrumentos urbanos, e sobre as duas ferrovias com término na Figueira da Foz — a Linha do Oeste e o Ramal da Figueira da Foz.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

ELA NÃO ME DEIXOU BRINCAR AO CARNAVAL...


A constipação, foi mais forte do que eu, não me deixou ir brincar na Figueira da Foz!
Mostro-vos a Rainha Luísa Marques e o Rei Saúl Ricardo, muito bem acompanhados!


E a Rosa Amélia, que não faltou certamente!
É o 1º ano que eu falho, porque a desgraçada agarrou-se a mim e não me deixou ir.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

ESCOLHIDOS OS MEUS FATOS DE CARNAVAL...


Amanhã (domingo), vou-me disfarçar de médico e tentar curar as feridas do país!


Terça-feira, vou recuar 50 anos e disfarçar-me de Fuzileiro guitarrista!

UM DIVERTIDO CARNAVAL PARA TODOS.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

MÁSCARA DE CARNAVAL...


Um homem coxo com uma muleta vai a uma loja e pergunta:
- Olhe se faz favor, tem fatos de carnaval???
- Temos esta fato de pirata por 100 euros.
- E não tem nada mais barato??
- Tenho este fato de fantasma por 50 euros.
- E não tem nada mais barato??
- Tenho este creme de caramelo por 25 euros.
- E o que é que eu faço com o creme de caramelo???
- É fácil, despeja este creme de caramelo pelo corpo todo, enfia a muleta no cú e vai mascarado de chupa-chupa.

PM AUSTRALIANO BRILHOU DE NOVO!!!

Esta  deveria ser uma regra no mundo todo. Se você quer mudar
                residência para outro país e se integrar ali,
                ...BEM-VINDO,



                mas se
                você quer mudar qualquer coisa naquele país em que deseja
                viver... TCHAU, vá-se embora... ADEUS.

O mundo inteiro
                precisa de um líder assim!



Primeiro
                Ministro Kevin Rudd - Australia

                Foi dito
                na quarta-feira aos muçulmanos que querem viver debaixo da lei
                islâmica Sharia para saírem da Austrália, agora que o governo
                está de mira nos radicais, numa tentativa de desviar ataques
                terroristas potenciais.

Separadamente, Rudd enfureceu
                alguns muçulmanos australianos na quarta-feira dizendo que ele
                apoiava agências de espionagem que monitoram as mesquitas da
                nação. Citação:

'IMIGRANTES, E NÃO OS AUSTRALIANOS, TÊM
                QUE SE ADAPTAR. SE NÃO ACEITAREM, VÃO EMBORA. Estou cansado
                desta nação que se preocupa sobre se estamos ofendendo algum
                indivíduo ou a sua cultura. Desde os ataques terroristas em
                Bali, experimentamos uma onda de patriotismo sobre a
maioria dos
                australianos.'

'Esta nossa cultura foi desenvolvida
                através de dois séculos de lutas, experiências e vitórias por
                milhões de homens e mulheres que buscaram liberdade.'


'Falamos principalmente o INGLÊS, não espanhol, libanês,
                árabe, chinês, japonês, russo ou qualquer outro idioma. Então,
                se você desejar se tornar parte de nossa sociedade, aprenda o
                idioma!'

'A maioria dos australianos crê em Deus. Não se
                trata de um movimento direitista político, mas um fato, porque
                homens e mulheres cristãos fundaram esta nação em princípios
                cristãos, e isto está claramente documentado. É certamente
                apropriado exibir isto nas paredes de nossas escolas. Se Deus o
                ofender, então sugiro que você considere outra parte do mundo
                como seu novo lar, porque Deus faz parte de nossa cultura.'


'Aceitaremos suas convicções e não questionaremos por
                que. Tudo que pedimos é que você aceite as nossas, e
que viva em
                harmonia e desfruto pacífico connosco.'

'Este é NOSSO
                PAÍS, NOSSA TERRA e NOSSO ESTILO DE VIDA e nós lhe permitiremos
                toda oportunidade para desfrutar tudo isso. Mas uma
vez que você
                acabe de reclamar, lamentar e se queixar sobre Nossa Bandeira,
                Nosso Penhor, Nossas Convicções Cristãs ou Nosso Modo de Vida,
                eu recomendo fortemente que você tire proveito de uma outra
                grande liberdade do australiano, 'O DIREITO de IR EMBORA.''


'Se você não está então contente aqui PARTA. Não o
                forçamos a vir aqui. Você pediu para estar aqui. Assim aceite o
                país que VOCÊ aceitou.'

Talvez se circularmos isto entre
                nós, vamos achar coragem para começar a falar e a expressar as
                mesmas verdades.

Se você concordar, por
                favor ENVIE ISTO sem parar para tantas pessoas quanto
                puder.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

15 FESTIVAL DA LAMPREIA...

(Foto D B/ Luís Carregã)


Num ano em que o rio Mondego comporta um grande caudal, o que ajuda as lampreias a subir o rio – vencendo mais facilmente os obstáculos que se colocam no seu percurso – Penacova acaba de anunciar que está aberta a época oficial da lampreia no prato.
Para além do tradicional festival gastronómico anual, que este ano está agendado para os últimos dias deste mês, a Câmara Municipal de Penacova, juntamente com os nove restaurantes aderentes, resolveu apresentar, já ontem, um plano estruturado para receber turistas, alargando o convite aos apreciadores de lampreia para além daquele fim de semana, garantindo que está tudo pronto para receber os comensais até final de abril.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

FESTA DE SAMUEL SOURE...


Hoje dia 2 de fevereiro lembrei-me desta festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias, uma festa da minha juventude, onde não podia faltar, na Freguesia de Samuel do Concelho de Soure, mais conhecida por (Freguesia do diabo)!


Reza a lenda que um agricultor lhe prometeu uma promessa, seu pedido foi aceite e lhe foi reservado um espaço dentro da igreja, preservado até hoje, recebendo promessas de cigarros e outras coisas menos próprias, ou talvez não!
É a festa das passas e dos pinhões! Quem não se lembra?

ELE ZANGOU-SE MESMO...


O mar em fevereiro de 2014, zangou-se mesmo connosco, esta imagem é na praia de Buarcos!


Na praia da Cova-Gala!


Foi no dia 15 de fevereiro de 2014, nem gaivotas se viam!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ANIVERSÁRIO DO "FIGUEIRA MINHA"!


Que continues muitos anos na nossa companhia, desde fevereiro de 2010 que juntos nos divertimos com as nossas brincadeiras, passando momentos bons, outros menos bons, e foi nos menos bons que foste um companheiro incondicionalmente inseparável, OBRIGADOS "FIGUEIRA MINHA"!


A todos os nossos amigos/as seguidores/as BEM- HAJAM pelo vosso carinho, sem vós não seríamos nada nem ninguém, juntos iremos percorrer mais um longo caminho divertindo-nos!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS DE BRAÇOS ABERTOS.