NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

terça-feira, 30 de junho de 2015

O SÃO PEDRO CONTINUA NA COVA-GALA...

O programa, clicar ver melhor!

Alguém com pensamentos criativos, meteu as árvores do Largo das Alminhas a pensar!

No encerramento das festas 2015, publicarei mais fotos!
Até lá, fiquem bem, divirtam-se se puderem.

domingo, 28 de junho de 2015

SOLTARAM O CANÁRIO...


As festas de São Pedro na Cova-Gala já começaram!


A entrada no recinto e a nossa igreja iluminadas, comprovam isso mesmo!


Ontem os nortenhos soltaram o Canário, que se chama Augusto, e no palco das festas (preparado para os artistas), cantou, dançou e fez dançar!
Vão ser oito dias sempre a bombar, agora já sem o Canário e as suas canarinhas, mas outros e outras artistas vão passar por estes palcos, que animarão habitantes e visitantes desta lindíssima terra à beira-mar, por momentos fazendo esquecer as desgraças que acontecem no mundo a todo o momento.

FESTAS FELIZES!

sábado, 27 de junho de 2015

BOM FIM DE SEMANA...

                                        BOM FIM DE SEMANA E BONS MERGULHOS!

                                                  Cuidado com o calor do sol
                                                Não se descuidem a ver estrelas
                                                Areia quente faz o corpo mole
                                                Corram e brinquem com elas.
                                                                                                   (Abraço do Querido)    

sexta-feira, 26 de junho de 2015

QUER SABER SE ESTÁ ISENTO DO IMI?

Saiba se está isento do pagamento do IMIA Reforma do IRS prevê uma atualização automática dos dados dos contribuintes que, assim, já não precisam de fazer prova dos seus rendimentos.

Tem um rendimento anual que se situa abaixo dos 15.295 euros e um imóvel cujo valor patrimonial é inferior a 66.500 euros? Então está isento do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).


A notícia é avançada pelo Diário Económico que explica que tal isenção resulta de alterações levadas a cabo com a Reforma do IRS. O Ministério das Finanças estima, numa nota enviada ao Económico, que sejam cerca de 350 mil os contribuintes abrangidos por esta isenção.
Até aqui quem beneficiava de isenção eram os contribuintes cujos rendimentos anuais alcançassem, no máximo, os 14.630 euros brutos.
Mas as novidades não se ficam por aqui. A isenção engloba, desde 1 de janeiro, os arrumos, despensas e garagens que estejam integrados no edifício ou conjunto habitacional e que sejam utilizados pelos proprietários como complemento habitacional.
Relativamente à prova de rendimento que comprova o direito à isenção, agora já não é necessário ser o contribuinte a fazê-la, pois será automática, uma vez que será feita “através de uma aplicação que cruza automaticamente a informação dos rendimentos dos agregados familiares da base de dados do IRS com as matrizes prediais”.
Na nota das Finanças lê-se ainda que a “Autoridade Tributária e Aduaneira irá identificar quais as famílias que beneficiam desta isenção e tudo será efetuado sem qualquer tipo de intervenção do contribuinte”.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

SÃO JOÃO NA FIGUEIRA...

O relógio da Torre, marca a hora, na longa noite de São João!

São as marchas que começam a mostrar os seus trajes!


O fogo de artifício, uma fartura na feira e um fino, dão por finda a minha noite de festa!

Hoje à tarde como manda a tradição, assisti à procissão e à cerimónia, junto à foz do Mondego!


As altas individualidades locais se fazem representar!

E pronto, antes de regressar me despedi da "Minha Figueira", para o ano o São João voltará e só Ele saberá quem o acompanhará!

terça-feira, 23 de junho de 2015

A CAMINHO DA FIGUEIRA DA FOZ, MARCHAR, MARCHAR!!!


Vamos lá até à Figueira, não para ver se o figo está maduro, mas para ver as marchas que prometem, o fogo de artifício, levar com o martelinho na carola, saltar, dançar, beber com moderação , dar um mergulho no Banho-Santo e sair mais fresquinhos!
Um feliz S. João a todos os figueirenses e visitantes.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ESTÁ MESMO MUITO BOA...

Está muito boa!!!
Cinco cirurgiões discutiam sobre quais os melhores pacientes numa sala de operações.



Dizia o primeiro:
-Gosto de operar contabilistas porque, quando os abres, todos os órgãos estão numerados e ordenados.
O segundo retorquiu:
- Sim, mas melhor são os electricistas porque todos os órgãos estão codificados por cores. Não há qualquer   risco de engano.
Ao que respondeu o terceiro:
-Qual quê!!! Os melhores são os bibliotecários. Dentro deles tudo está ordenado alfabeticamente.
O quarto cirurgião opinou:
-Não há como os mecânicos. Eles até já transportam uma reserva dos órgãos que são necessários substituir.
Finalmente, disse o quinto:
-Deixem-me discordar de todos vocês, meus caros companheiros mas, em minhaopinião, os melhores pacientes para operar são os políticos. Não têm coração, não têm estômago nem tomates. Além disso,  pode-se-lhes trocar o cérebro pelo cú que ninguém dá conta de nada.
 







domingo, 21 de junho de 2015

PREPARAÇÃO PARA O VERÃO QUE COMEÇA...

O sol nasceu, do meu quarto eu vi!

E todas as cidades, sejam do Interior, ou do Litoral, se preparam para bem acolher,(como é nosso apanágio), todos os turistas que nos visitam e a Cova-Gala, Freguesia a sul do Concelho da Figueira da Foz, com as suas excelentes praias e parques de merendas, não foge à regra!




E no Largo das Alminhas, (Centro da Gala), o barquinho, (Vila S. Pedro), ali representando a vila piscatória, se engalanou a rigor, que só os homens do mar sabem o significado de cada uma das bandeiras ali representadas, pesquisa minuciosa de quem não foi pescador mas que sempre se interessou pela história da terra que ama!



A âncora na entrada norte do Largo!


O Rio Mondego, (barco), do qual há dias falei, também se prepara para ficar como novo, já nas mãos dos artistas!


Assim,sim, dá gosto viver neste dos muitos paraísos à beira-mar, o "Figueira Minha", como não foi criado para chamar a atenção só do que está mal, cumpre o seu dever de informar aquilo que na minha opinião está bem, menos bem, ou assim-assim!
Desejo a todos continuação de boas férias,  cuidado com os raios-solares, ou com as praias não vigiadas e se não sabes nadar, não facilites.

sábado, 20 de junho de 2015

NA PRAIA, BOM FIM DE SEMANA...


40º é obra! Para aguentar isto e apreciar os novos modelos, só de manhã e à tarde depois das 5, cuidado não se metam em sítios com altas temperaturas, a pele pode rebentar por qualquer lado!


Este ladrão de cima já me tramou!


sexta-feira, 19 de junho de 2015

A EUROPA JÁ NÃO É O CENTRO DO MUNDO...

Grécia Tsipras diz que a Europa já não é o centro do mundo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse hoje na Rússia, onde se deslocou para participar num fórum económico enquanto o seu país prossegue negociações com os credores, que a Europa já não é o centro do mundo.
  

"O mundo mudou depois da crise de 2008. Na Europa temos a ilusão de que somos o umbigo do mundo, cooperando apenas com os nossos vizinhos diretos. Mas o centro do mundo mudou de lugar, há novas forças a nível político e económico. As relações internacionais adquiriram um caráter multipolar", afirmou Tsipras, durante uma intervenção no Fórum Económico de São Petersburgo (Rússia).

O primeiro-ministro helénico sublinhou ainda que "a União Europeia deve regressar aos seus princípios de solidariedade e justiça social" e que o problema grego "não é um problema grego, e sim europeu".
O chefe do Governo grego classificou a política económica de "apertar o cinto", imposta por Berlim e Bruxelas, como "um caminho que não leva a lado nenhum".
"Estamos no meio de uma tempestade, mas somos um povo que sabe lidar com o mar e a tempestade não nos assusta, nem a possibilidade de descobrir novos oceanos e chegar a portos mais seguros", salientou o líder grego sobre as pressões exercidas sobre a Grécia e o seu Governo pelos parceiros europeus.
Tsipras, que definiu o seu país como "um amigo histórico da Rússia", também abordou a crise na 
Ucrânia e as sanções adotadas pela União Europeia contra a Rússia.
"A crise na Ucrânia abriu uma ferida no coração da Europa, uma ferida de instabilidade. É um mau sinal para as relações internacionais, porque iniciou na região processos que levam à guerra, à militarização e às sanções", frisou, apelando a um fim rápido das sanções.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

OS LOBISTAS DE FORA...

Decreto-lei Governo obriga a registar lobby mas deixa de fora deputados

A nova legislação está pronta para ser aprovada em Conselho de Ministros.


O Governo pretende avançar com a criação de um Registo de Transparência, com o intuito de regulamentar o lobby em Portugal, uma atividade organizada de pressão. Governo e entidades públicas estarão sujeitas às novas regras, mas o decreto-lei deixa de fora os deputados da Assembleia da República.
A informação é adiantada pelo Diário Económico, que teve acesso ao documento que pretende trazer maior regulamentação e transparência a uma atividade que é vista como importante, pela influência que pode ter na tomada de decisões políticas, mas que por vezes ‘habita’ uma zona mais ‘cinzenta’.

Pedro Lomba (na imagem), secretário de Estado, terá reunido com diversos especialistas, incluindo já advogados, académicos e empresas de comunicação, mas também especialistas no fenómeno da corrupção, para regulamentar esta atividade.
O código de conduta, salienta a mesma publicação, implica, por exemplo, o reconhecimento da importância da atividade por parte de entidades públicas, mas também o incentivo ao registo dos representantes de grupos de interesse no Registo de Transparência.
Da parte de lobistas, espera-se o compromisso de indicar sempre com rigor os interesses defendidos e os objetivos que se pretendem alcançar.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

PARA TI QUE MORAS PERTO DA PRAIA...

18 COISAS QUE SÓ PESSOAS QUE MORAM PERTO DA PRAIA VÃO ENTENDER

Para a maioria das pessoas, a praia é um lugar para ir em férias, ou para um dia de descanso. A ideia de viver perto da praia pode parecer um sonho, mas como é realmente viver perto da praia e poder vê-la todos os dias? Aqui estão 18 coisas que só podem ser plenamente compreendidas por aqueles que vivem perto da praia.

1. Você entende que a praia não é apenas para o verão

Caminhar em uma praia deserta no inverno é uma experiência única e revigorante.

2. Você sempre se sente um pouco presunçoso

Afinal de contas, você começa a viver em algum lugar que as pessoas anseiam visitar todo o ano.

3. Você descobre que as soluções para a maioria dos problemas podem ser encontradas sentado na praia e olhando para a água

Da mesma forma, se você estiver precisando de um pouco de inspiração, vai encontrá-la cavando os dedos dos pés na areia.

4. Você fica realmente bravo quando alguém deixa lixo na praia

Você não iria deixar seu lixo em seus quintais, então por que eles deixam em sua praia?

5. Você sempre tem algo para fazer quando mora perto da praia

Mesmo apenas sentar-se na praia é uma maneira perfeitamente válida de passar o tempo. Ao contrário de qualquer outro lugar, aonde apenas sentar e não fazer nada é claramente um desperdício de tempo.

6. Você sabe que qualquer comida tem gosto melhor quando ingerida sentado na areia

Ainda melhor se ela for preparada na praia. Você já aperfeiçoou a arte de preparar e comer o alimento na praia sem ingerir areia, esta é uma habilidade que deve ser invejada pelo visitante ocasional da praia.

7. Você nunca se cansa da vista

Especialmente do pôr do sol. E do nascer do sol. E o sol do meio-dia.

8. Você aceitou que sua casa nunca vai ser completamente livre de areia

Também seu carro, roupas, cabelo e animais de estimação.

9. Você pode categorizar instantaneamente visitantes em “tipos” só de olhar para eles

Esta categorização permite prever o seu comportamento na praia, proporcionando-lhe horas de entretenimento.

10. Você espera nunca o encanto infantil pela praia

O prazer em encontrar e recolher lindas conchas, ou avistar pequenas criaturas do mar em pequenas poças de água não está reservado apenas para crianças ou visitantes ocasionais.

11. Você sabe que não há melhor som no mundo do que o bater das ondas na praia

E nada cheira melhor do que o ar do mar salgado.

12. Você está constantemente dividido sobre seus sentimentos em relação a turistas

Você entende que eles são essenciais para a economia da área, e gosta de vê-los chegar, mas gostaria que eles pudessem ser menos intrusivos na sua praia paradisíaca. O esperado é que você seja simpático e acolhedor, mas às vezes você deseja que eles mostrem mais consideração com os residentes locais quando visitam.

13. Seu guarda-roupa é 80% roupa de praia

No verão você pode facilmente esquecer que existem outros tipos de roupas.

14. Você respeita o poder do oceano

Você já o viu no seu melhor e mais calmo dia, e também no pior dia. Por isso compreende a necessidade de respeitar sempre.

15. Você fica na defensiva se alguém compara sua praia desfavoravelmente a outras praias

Eles claramente não entendem a sua praia, e esta situação deve ser corrigida imediatamente.

16. Você equivocadamente acha que já viu de tudo

Não importa há quantos anos você vive perto da praia, e as muitas coisas que viu lá. A cada ano quando os visitantes chegarem, você vai se surpreender com as coisas novas que eles fazem, vestem e dizem.

17. Você não consegue entender quem diz que não gosta da praia

É como dizer que não gostam de respirar.

18. Você não pode imaginar viver em qualquer outro lugar

Você pode deixar a praia por um tempo, mas irá voltar. Todos sempre voltam.

___

terça-feira, 16 de junho de 2015

E TUDO FOI DESTRUÍDO...

No tempo da minha juventude eu via...
Nas valas, ribeiras, ou mães d´água, águas límpidas que corriam para o rio mais próximo, com elas os peixes que saltavam! Os Guarda-rios profissionais, que mandavam limpar os seus leitos e as suas margens!

Os Guarda-rios (pássaros), que em descidas rapidíssimas mergulhavam e lá traziam no seu longo e afiado bico, o peixinho para o almoço!

O vinho, (Guarda-rios), Vale D´Algares, quem ainda não ouviu falar. E com alguma tristeza talvez não se volte a falar mais neste grande produtor. Com tudo para ter sucesso, com vinhos de grande qualidade e bons profissionais a trabalhar, a coisa não se deu. Quanto aos vinhos, fica aqui este tinto de 2008, que ainda podem encontrar à venda em alguns sitios, nomeadamente no El Corte Inglês.

Ainda com grande potencial, este tinto é daqueles que dá prazer em beber, com a sua complexidade que vai adquirindo e com a sua juventude e qualidade que tem. Está perfeito, a dar cartas a muitos que por aí andam bem mais caros e sem personalidade nenhuma. Este vos garanto que vai surpreender aqueles que não conhecem e aqueles que já não o provam à algum tempo. Aproveitem enquanto há.

A sua cor é rubi quase opaco. No nariz mostra notas de fruta bem madura, tosta, floral, especiarias e ligeiro couro. Na boca é seco, frutado, complexo, intenso, encorpado e de final de boca longo e persistente. 

Um vinho fabuloso para o preço que tem neste momento.


Agora eu vejo, nos leitos de qualquer vala, lama suja, no inverno misturada com dejectos de lagares, as silvas que cobrem completamente as suas margens, porque os profissionais já não existem, os bonitos pássaros azuis, nem vê-los nos locais onde outrora eram pequenos paraísos onde nós crianças, brincávamos alegremente! Hoje ao passar nesses locais, sinto uma enorme tristeza ao ver a degradante transformação paisagística a que o homem deixou chegar os pequenos paraísos que não se apagarão da minha memória, mas que tudo o homem foi destruindo.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

SENIORES COM VIDA ACTIVA...

Seniores com vida activa
“não são velhos, são felizes”

Cerca de 100 pessoas participaram em caminhada
Edição de: 
«Vou cantar aos lares e tenho pena dos velhinhos que se sentaram por ali, à espera da morte». António Dinis tem 74 anos e recusa-se a esperar a morte, muito menos sentado.

domingo, 14 de junho de 2015

S.to ANTÓNIO E TANTAS FESTAS...


Aconteceu ontem na simpática e acolhedora aldeia do Carrascal, coincidindo com o aniversário da minha linda sobrinha Inês, onde a confraternização com jovens e menos jovens ao fundo da mesa, correu com alegre convívio familiar e amigos!
PARABÉNS INÊS! Para o ano cá estaremos, se o S.to Antonio permitir.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

E LÁ VAI ELA...


Voar mais alto, ao som do roque americano e do samba brasileiro, a seguir podem vender os meus terrenos porque já não aguento tanta despesa, com mão-de-obra e impostos a subir e os lucros a baixar, ontem paguei 120€ para limpeza de um terreno, onde nem pinheiros me deixam plantar por ser bom demais para a agricultura, mas não me dão soluções.


BOM FIM DE SEMANA!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

UIVAM OS LOBOS...

 Os lobos vivem na América do Norte, Groenlândia, Europa e na Ásia. Antigamente, seus uivos podiam ser escutados em todos os Estados Unidos, mas hoje em dia os lobos estão entre os animais em risco de extinção. O problema é que eles atacam o gado e outros animais domésticos e, por isso, fazendeiros costumam oferecer recompensas por suas peles, tornando-os bastante caçados. Embora sejam temidos, raramente atacam o homem, preferindo, em geral, evitá-lo.
Mas os que vivem na Europa, mais propriamente em Portugal, não só uivam em noites de lua-cheia, como também a qualquer hora do dia, chamando assim a reunir todo o grupo da matilha!
Esfomeados descem às povoações atacando as pessoas mais descuidadas e fragilizadas, afiando o dente e enchendo o bandulho com o que encontram pela frente, causando elevados prejuízos aos habitantes e o mais grave é que fazem parte duma espécie protegida, existindo decretos-lei que impede quem trabalha de se defender! E assim sendo, uivam e continuarão a uivar e a destruir.

terça-feira, 9 de junho de 2015

AS FESTAS ESTÃO CHEGANDO...


As festas estão chegando
E as farras à minha espera
Das antigas me estou lembrando
Voltar atrás quem me dera

Ao São João da Figueira
Esta quadra vou dedicar
À beira-mar a noite inteira
Para o Banho Santo tomar

E por fim o São Pedro chegará
Há minha porta irá passar
No seu andor um sorriso levará
Da minha varanda o quero saudar.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

E ASSIM ESTÃO OS GREGOS...


Entalados até ao pescoço! Por muitos adiamentos que peçam já não conseguem sair dali, nem que os puxem pelas orelhas cada vez se enterram mais e os portugueses que se cuidem porque o buraco onde nos meteram é grande e se não aprenderem nada com o passado, continuaremos com cara de desconfiados de todos os políticos e vamos ver-nos gregos para sairmos desta encruzilhada mal cheirosa.

sábado, 6 de junho de 2015

TRAVESSIA DO MONDEGO JUNTO À FOZ...


O projeto que visa retomar as travessias de barco entre as margens do Mondego, na Figueira da Foz, está a postos desde segunda-feira, mas faltam passageiros, disse o promotor.
“O dispositivo está a postos, o barco e a tripulação também, dependendo apenas de a Figueira da Foz entrar na época alta. Neste momento, não há pessoas na cidade”, nomeadamente turistas interessados ou banhistas, disse à agência Lusa o empresário Vítor Camarneiro.
As travessias entre a cidade e a praia do Cabedelo duram cerca de 10 minutos e têm já um plano de horários, a cumprir “dependendo da procura”, duas viagens de manhã, três da parte da tarde: “Mas é um plano evolutivo, na época alta (meses de julho e agosto) contamos chegar às travessias de hora a hora”, indicou.
Presentemente, a viagem é assegurada pela embarcação Saramugo, com capacidade para 40 passageiros, acostada na marina e que também faz passeios pelo estuário do Mondego. A empresa está a providenciar a vinda de uma segunda embarcação, com capacidade para 12 pessoas, “para se poder conciliar travessias e passeios”, frisou.
A travessia fluvial do Mondego era “um hábito do antigamente” que o promotor quer recuperar, argumentando, a esse propósito, que a praia do Cabedelo, situada na margem esquerda, junto ao molhe sul do rio, “é a praia mais próxima do centro da cidade”, já que para chegarem ao mar, na praia da Figueira da Foz, os banhistas têm de vencer cerca de 700 metros de areal.
O reinício da ligação fluvial de passageiros – que até à década de 1970 foi assegurada pelo “Luís Elvira”, barco que transportava, entre outros, estudantes e trabalhadores dos estaleiros e, no verão, banhistas com destino ao Cabedelo – chegou a estar agendada para agosto do ano passado, mas só agora as necessárias autorizações para o serviço ficaram concluídas e foram concedidas.
A travessia custa dois euros, ida e volta, preço que Vítor Camarneiro garante que “poderá ser inferior” caso os interessados comprem mais do que uma passagem: “Temos planos de que possa ser mais barato em função do número de travessias que se venham a fazer”.
Os cerca de 120 mil euros de investimento na embarcação – que já efetua passeios turísticos no rio Mondego – estão também relacionados com a abertura de um ‘hostel’ (num antigo edifício recuperado para unidade de alojamento, localizado na zona do Bairro Novo, perto do Casino) direcionado aos praticantes de surf e desportos de ondas.
“As pranchas de surf e bodyboard serão bem-vindas, as bicicletas também. Queremos intensificar relações com os praticantes de desportos de ondas e vamos tentar facilitar a travessia às pessoas no sentido de terem a praia do Cabedelo como a praia mais próxima do centro da cidade”, sustentou Vítor Camarneiro.

Categoria:

ActualidadeNotícias

YOGA NA PRAIA...


DESEJO A TODOS/AS SEM EXCEÇÃO...


sexta-feira, 5 de junho de 2015

É FIGUEIRENSE E GANHOU PRÉMIO DE MELHOR JORNALISTA...

EMPREENDEDORISMO

Jornalista do Observador ganha Best Startup Journalist Award

Ana Pimentel ganhou o Best Startup Journalist Award, que distingue o melhor jornalista de empreendedorismo do ano. O prémio foi atribuído no âmbito do Lisbon Investment Summit.

Autor
  • Observador
Ana Pimentel, jornalista do Observador, foi a vencedora do Best Startup Journalist Award, um prémio que distingue anualmente o melhor jornalista de empreendedorismo. O prémio foi atribuído esta quinta-feira no âmbito do Lisbon Investment Summit.
O Lisbon Investment Summit é um dos maiores eventos portugueses de empreendedorismo, organizado pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Inovação, em parceria com a escola de negócios IE Business School e a sociedade de capital de risco da Caixa Geral de Depósitos, a Caixa Capital.
No decorrer desta edição do evento, que decorre a quatro e a cinco de junho em Lisboa, vão também ser anunciados os grandes vencedores do programa de aceleração de startups Lisbon Challenge, que vão poder apresentar o negócio a investidores em Lisboa, Londres e São Francisco.

terça-feira, 2 de junho de 2015

COFRES DO ESTADO CHEIOS, BOLSOS DOS CONTRIBUINTES VAZIOS...

Almofada financeira Os nossos cofres nunca estiveram tão cheios

O Governo tem tentado contribuir para o crescimento dos cofres da República Portuguesa.


Os dados do Banco de Portugal divulgados, esta segunda-feira, revelam que a almofada financeira da República Portuguesa atingiu, no fim do mês de abril, o valor mais alto de que há registo: 17,3 mil milhões de euros.De acordo com o Diário de Notícias, a reserva foi utilizada para a chamada “saída limpa” do plano de ajustamento ao qual Portugal foi sujeito, contudo o Governo garantiu que continuasse a crescer para outras eventualidades.
Este dinheiro é importante sobretudo se a Grécia sair do euro, uma vez que Portugal será um dos primeiros países a ser violentamente agredido a nível financeiro.
Neste momento o país está a conseguir ir aos mercados pedir dinheiro a dez anos com taxas de 2% ou 2,5%, o que permitirá alguma poupança. Não obstante, o Governo resolveu pagar antecipadamente ao FMI, o que obrigará a novos empréstimos.