NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

sábado, 31 de maio de 2014

NOVA LINHA AÉREA...

NOVA LINHA AEREA…


 
 Já não é preciso tirar os sapatos, nem o cinto, nem tanto problema nos aeroportos…….
Parece mentira poder voar com absoluta segurança.

Bem vindos à V.T.N. Airlines....

Ben vindos à:  V.T.N. Airlines (com certificado anti-terrorista) 
Somos realmente uma "Sociedade de linhas aéreas internacional"
Podemos garantir que não haverá facas, espingardas, bombas, revólveres ou qualquer outra arma a bordo nos nossos voos.
Prepare-se já para o seu próximo voo! Somos a companhia de aviação mais segura!



Descrição: Description: cid:A067B0A130524F24B4B57D55404D8E08@FERREBUS1

  E se um muçulmano vê uma mulher nua que não seja a sua, tem a obrigação, pela sua religião, de suicidar-se. Portanto, não haverá nenhum a bordo, podemos assegura-lo.
Recomenda a todos os teus amigos e amigas sem medo! 
  V.T.N. Airlines  VOA TODO NU Airlines
A companhia que vos quer.

          

PS: Quem é amigo, quem é?


sexta-feira, 30 de maio de 2014

AQUI COMEÇA O EMPREENDEDORISMO!

Os pequenos/grandes empreendedores da Escola Dr. João de Barros da Figueira da Foz, que todos os anos treina os seus alunos na sua já habitual feirinha tradicional

Os coelhos nada racistas, mas que estão prestes a serem despachados

Os porcos que vieram da Índia até à  Figueira, ajudando assim a angariar fundos para a instituição

Um dos vendedores acabando de reservar um deles

O peixeiro, mostrou um certo receio em pegar nas sardinhas, mas lá contou uma dúzia para o saco da cliente

A bancada dos doces, para quem pode comer

O arroz estava doce e barato

À saída para perder as calorias, uma sessão de ginástica, até para o ano professores, meninos e meninas.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

HINO DA MARIA DA FONTE...





Ouvi este Hino centenas de vezes, tocado pela Banda da Armada no Corpo de Marinheiros do Alfeite, quando lá passei ao serviço da marinha portuguesa! É com imensas saudades que hoje publico este vídeo, deixo o meu abraço a todos os meus ex. Camaradas, (filhos da escola).

COSTA QUER MUDAR O SEGURO...


quarta-feira, 28 de maio de 2014

AQUELA NÃO ME PICA MAIS...

Ontem aconteceu a minha 1ª vez!
Ao fazer uma colheita de sangue para análise, num hospital conceituado de Coimbra, aconteceu-me pela primeira vez a enfermeira espetar a seringa no local errado, depois de espetar em várias direcções nem pinga de sangue, cheguei a pensar que estava morto, depois de lhe dizer: a Senhora aí onde tem a agulha espetada só pode encontrar petróleo, todos os meus colegas de marinha sabem o local certo, tínhamos aulas dessa matéria, depois de lhe dizer isto e ter um hematoma interno, a Senhora decidiu pedir-me o braço direito, eu disse-lhe: veja que não é difícil, tenho as veias bem visíveis, ela está aqui indicando-lhe com o meu dedo, e vá lá acertou à primeira, teve a humildade de me pedir desculpa porque saí de lá com dois hematomas, um em cada braço, apesar de ter aplicado gelo ao chegar a casa, estão como se eu tivesse adormecido na praia no mês de agosto ao meio dia, não posso imaginar o que se terá passado com S.ra Enfermeira, se é que é? Duma coisa eu tenho a certeza: (Aquela não me pica mais).

terça-feira, 27 de maio de 2014

CÁ VAI O COSTA, À PROCURA DE PORTO SEGURO...



António Costa disponível para candidatar-se à liderança do PS

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, afirmou hoje estar disponível para candidatar-se a líder do Partido Socialista, de acordo com a TVI24. “Sinto que é meu dever corresponder a um anseio da maioria dos socialistas”, sustentou.
Desembarca em segurança, se excluir do leme, Seguro & Assis L.da.

domingo, 25 de maio de 2014

O GRANDE SÍMBOLO DA DEMOCRACIA...

O REI LEVOU O CANECO...


Inédito: CR7 detém Bola e Bota de Ouro e Liga dos Campeões

Português ganha os três troféus no mesmo ano

Com a vitória deste sábado, Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro futebolista a juntar no mesmo ano a Liga dos Campeões (ganha em maio), a Bola de Ouro (janeiro) e a Bota de Ouro (maio). 

Lionel Messi foi quem esteve mais perto de igualar o craque português do Real Madrid. O argentino até ganhou os três troféus consecutivamente, mas nunca o conseguiu fazer num mesmo ano; precisou sempre de dois. 

Em 2008/09, Messi conquistou a Champions ao serviço do Barcelona, mas foi só no ano seguinte (já na época 2009/10) que conseguiu juntar os outros dois troféus. Em janeiro de 2010 ganhou a Bola de Ouro e poucos meses mais tarde a Bota de Ouro. 

O argentino até conseguiu ganhar mais uma vez consecutivamente a Liga dos Campeões, a Bola de Ouro e a Bota de Ouro. Mas, novamente, precisou de dois anos civis para consegui-lo: a Champions de 2010/11, a Bola recebida no início de 2012 e a Bota ganha em 2011/12. 

Cristiano Ronaldo juntou os três troféus no mesmo ano.    (Imagem e notícia A Bola)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PARA ESQUECER TRISTEZAS...


Sexo a três!
Num bar, um sujeito encontra uma bela morena, amiga da sua mulher. Ela aproxima-se, toda insinuante e diz:
- Posso fazer uma pergunta ?
- Claro !
- Fazer sexo a três está entre as suas fantasias ?
E ele, empolgado, exclama:
- Clarooooo !!!
A morena esclarece:
- Então, corra para casa que talvez ainda chegue a tempo!!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

MAD IN PORTUGAL...

MAD IN PORTUGAL
Aluno do 9.º ano em Lisboa Impedido de fazer prova por 10 cêntimos
Denúncia partiu do avô.
Um aluno do 9º ano da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, foi ontem impedido de realizar o teste de português por não ter 10 cêntimos no cartão de pagamentos escolar para pagar o impresso. A denúncia partiu do avô, José Rato, que considera revoltante o processo burocrático instalado. "O meu neto tinha os dez cêntimos em dinheiro, mas para carregar o cartão o mínimo são 50 cêntimos. Como os impressos só poderiam ser adquiridos com cartão, não o deixaram pagar a dinheiro", conta. "Na sala de aulas explicou o sucedido à professora, que decidiu, então, que os alunos sem o impresso teriam de abandonar a sala e não fazer o teste. O meu neto disse-me que tiveram de sair três", acrescentou o avô, residente em Marvila. O CM solicitou um esclarecimento à direção da escola, mas tal não foi possível até ao fecho da edição.

terça-feira, 20 de maio de 2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014

FALAR DE BATATAS...

Este ano estão assim!

O ano passado vejam só o que me calhou na rifa!



Será que vai haver descendentes?
Coisas da Natureza!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

NÃO SE FALOU DE OUTRA COISA...


Ontem nos telejornais não se falou de outra coisa, essa coisa foi: (Um Cavaco na China)! Devo confessar que os meus conhecimentos políticos são 0, por isso não sei se está de férias com a sua Maria e deputados convidados, se anda a ven(dar), Portugal aos chineses


E na sua visita à cidade proibida, interessou-se em saber pormenores, de como o Imperador sobrevivia fechado com 55 mulheres bonitas isolado do povo? Até a mim que conheço as mulheres há 72 anos, me faz confusão, a não ser que usasse as mulheres como terapia de emagrecimento!


Deixo-vos com algumas das 55, mas não arrisquem passar o fim de semana com todas, vão só com a vossa Maria dar um passeio à beira-mar, ou uma caminhada na floresta e tenham,
UM BOM FIM DE SEMANA.

domingo, 11 de maio de 2014

O MAIO E A ROSEIRA BRAVA...

Gostaríamos que fosse o maio das rosas com cheirinho a perfume

Elas estão por aí mas só nos jardins de alguns, nos outros, elas, (roseiras), criaram bicos que nos irão picar e criar feridas que, com muita sorte nossa irão começar a sarar nos próximos 20 anos,

O terreno será preparado a partir de Bruxelas, em breve iremos escolher os jardineiros que cuidarão do nosso jardim, mas eles irão "trabalhar" em função das ordens do poderoso comando que domina e dominará o território  Europeu, eu quero estar enganado, mas o sofrimento de quem trabalha irá ser longo e cheio de espinhos.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

TENHAM BOM FIM DE SEMANA...

Ouvi barulhos no telhado, lembrei-me da história de uma amiga, tive medo e não fui ver, mas alguém se encarregou de o fazer!

Piscas o olho muito bem, mas já tenho o meu ginásio para as minhas flexões!


quarta-feira, 7 de maio de 2014

O DESPERTAR DO GOSTO PELA TERRA...

Agricultura leva jovens
para as terras de Vilamar

Os 30 formandos têm “adorado” a experiência de “andar com as mãos na terra”. O arranjo de canteiros e a plantação de alfaces já não têm segredos
Edição de: 
Não é uma questão de moda. Despertar algum interesse pela agricultura, neste caso biológica, é o objectivo. A União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima avançou para a promoção do curso de agricultura biológica, em que a única condição passava por ter o 9.º ano concluído. A resposta não podia ter sido mais convincente: 30 formandos inscritos, com a «maior parte» a pertencer à União das Freguesias.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

REGRESSO À QUINTA...

Uma das coisas que lá gosto de fazer, são enxertias, aqui numa jovem macieira poderão verificar que do lado esquerdo está uma de macieira de outra qualidade e logo abaixo outra de pêra-rocha, já com folhas, o objetivo é:- a mesma árvore com três qualidades de frutos diferentes e tenho conseguido com sucesso! 

Não podia falar da quinta sem falar dos meus companheiros, o meu fufi, que se tem aguentado com duas namoradas, foi vencido pelo cansaço!

O guarda Pitorro, está de serviço ao portão d´armas, para alguém se aproximar, só na minha companhia, aquela é a sua sala de jantar, do lado esquerdo e mais aconchegado é o quarto de dormida, feitas as apresentações, resta desejar-vos continuação de boa semana, de trabalho, ou de férias.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...

   OS NEVEIROS DA SERRA DA LOUSÃ

Um pouco de História!



A História de um país não se faz só com conquistas, descobrimentos e grandes feitos militares, mas também com a coragem e espírito de sacrifício de todo um povo na luta do dia-a-dia, pela sobrevivência, em condições de extrema dureza.

Os Neveiros da Serra da Lousã são um exemplo dessa coragem e abnegação. Hoje, basta abrir a porta do frigorífico, para termos à nossa disposição, bebidas frescas a qualquer hora e em qualquer estação do ano. Mas nem sempre foi assim... antes da descoberta desse importante electrodoméstico para que alguns pudessem usufruir de uma bebida fresca no verão ou um gelado nas grandes cidades, como Lisboa, havia todo um imenso trabalho realizado pelos neveiros que faziam a recolha da neve no inverno e a armazenavam em poços para impedir que derretesse até ao verão.

Na Serra da Lousã, em Coentral – Castanheira de Pêra, no sítio denominado Cabeço do Pereiro existiu uma grande Fábrica de Neve, composta por sete poços onde era armazenada a neve recolhida na serra a cerca de 1200 metros de altitude. Desses sete poços restam, intactos, apenas três.
Fronteiros a esta capela estão os três poços que ainda restam. Eles exibem ainda o tosco das suas construções. Dois deles são octogonais e o terceiro é circular. Mas, no seu interior, são todos bem redondos.

Estão cobertos por abóbadas de pedra em forma de sino achatado e todo o conjunto foi edificado com a pedra negra da região.

Cada poço tem uma só porta, estreita, virada para Nascente, como que para evitar que, quando o sol é mais forte, possa entrar pela estreita porta e derreter a neve ali guardada.
Imagine-se a azáfama que por aqui se desenvolvia desde o Inverno até ao tempo quente...

Utilizando escadas de mão, feitas em tosca madeira, os homens desciam ao fundo destes poços — que então tinham uma profundidade superior a uma dezena de metros — e, à medida que neles iam sendo despejadas as cestas com neve, iam calcando esta com pesados maços de madeira que empunhavam vigorosamente, à maneira dos calceteiros de hoje.

Empedernida, isolada entre os paredões alisados pelo estuque, coberta depois com palha e fetos, a neve conservava-se nesses amplos reservatórios até ao Verão — sem que uma réstia de sol lhe pudesse chegar. À jorna, eram contratadas mulheres e rapazio do Coentral e de outras aldeias vizinhas.

Entretanto, para reforço da produção, as enxadas iam rasgando as Alagoas que eram, afinal, uns largos tabuleiros artificiais onde a água das chuvas ficava empoçada para depois vir a transformar-se em gelo.

Ainda hoje se podem localizar algumas dessas Alagoas por entre lousas quebradiças e urzes rasteiras. Mas a maior parte delas desapareceu quando, em 1971, foi ali construída uma pista de aviões para se acudir aos incêndios da floresta.
Quando chegava o tempo quente, a neve era cortada e seguia em grandes blocos, para Lisboa.

O transporte era feito, numa primeira etapa, em ronceiros carros de bois. Apenas três ou quatro desses grandes blocos podiam ser carregados nessas robustas carroças e eram cuidadosamente envolvidos em palha, em fetos, mesmo em serapilheiras ou, ainda, metidos em caixotes.

Mas, mesmo assim, diz o testemunho oral que muita neve se perdia pelo caminho percorrido através dos tortuosos carreiros da serra, quase penosamente.

Em Miranda do Corvo fazia-se a primeira muda dos animais e depois os carros partiam para Constância onde, da via terrestre, se passava para a via fluvial.

Este transporte da neve era assistido por protecções legais, como as que obrigavam os povos dos múltiplos lugarejos encontrados pelo caminho a repararem ou substituírem, com rapidez, as carroças danificados. E, do mesmo modo, eram facilitadas as passagens da neve pelas portagens ao tempo existentes.

Para isso, atestam os documentos que el-rei mandava "passar ordens a todas as autoridades civis e militares para facultarem ao arrematante, para a condução do gelo, carros, pessoal e barcos, bem como mantimentos, tudo pelos preços comuns ou correntes que fossem justos
(...) e todos, nesse particular, deviam prestar coadjuvação ao arrematante; podendo qualquer oficial de Justiça ou autoridade militar, mesmo fora do distrito da sua jurisdição, embargar quaisquer transportes que se tornassem indispensáveis para a referida condução da neve".

Por volta de 1782, a neve era vendida, em Lisboa, no botequim onde hoje se situa o café "Martinho da Arcada".

Este foi sucessivamente conhecido por Casa da Neve, Casa do Café Italiana, Café do Comércio e Café Martinho, sendo esta última designação proveniente do facto de ter sido seu proprietário um tal Martinho Rodrigues, que, em 1810, foi contratador da Neve do Coentral.
Esta casa tinha então um depósito de neve na Travessa da Parreirinha (próximo do Teatro de S. Carlos).
Aliás, há notícia da existência em Lisboa, de outros poços destinados a armazenar a neve. Houve poços no bairro da Graça e até a torre Norte do Castelo de S. Jorge, do lado da Calçada de Santo André, sofreu obras para ser transformada em depósito de neve.


Entretanto, segundo o jornal "A Gazeta de Lisboa" que se publicava no século XVIII, também se vendia neve, em 1792, no botequim da Casa Da Opera da Rua dos Condes e, em 1793, na loja de José Rodrigues Ferreira, no Largo do Rato.

Já no século XIX, há várias alusões às lojas que vendiam neve, sorvetes e demais doces gelados... Em S. Roque, vendeu neve o Botequim Do Tavares... no Rossio, eram servidos gelados na loja de bebidas da Madre de Deus... E outros cafés e botequins, como o Marrara, o Minerva Das Sete Portas, o Toscano, o Nicola e o Grego venderam neve — uns desde o 1.º de Maio, outros desde o dia do Corpo de Deus, como se pode ver pelos anúncios que já publicavam na Imprensa.

Afinal, todo este consumo da neve desde o das ucharias reais até ao dos cafés e botequins de Lisboa ajudava ao sustento da pobre gente do Coentral que tal como acontecia com o neveiro Julião Pereira de Castro, se tornou devota de Santo António.

Rezava-se para que nevasse, pois a recolha da neve, no Cabeço do Pereiro, se tornara um complemento valioso do ganha-pão dos povos serranos do Coentral.

 


--

domingo, 4 de maio de 2014

DIA FELIZ PARA TODAS AS MÃES...


É com todo o respeito por todas as mães do mundo, que quero desejar-lhes um dia muito feliz, em paz e AMOR FAMILIAR!
A todas deixo aqui o meu abraço.

sábado, 3 de maio de 2014

BOM FIM DE SEMANA...


O calor aperta, por isso escolham lugares frescos e não se exponham muito tempo ao sol, não esquecendo o protetor solar em casa.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

FIM DE FESTA VAMOS AO TRABALHO...

Ontem 1º de maio 2014, cantou-se LIBERDADE em todos os recantos do nosso país, aqui na Cova-Gala, a receção ao folclore!



Na Figueira da Foz

Aqui no palco da C.G.T.P., como habitualmente neste dia do trabalhador, cantaram LIBERDADE vários grupos de danças e cantares tradicionais do Concelho, assim como uma banda musical de jovens!

E agora vamos ao desfile


Mas atenção ao sinal de proibição, nem todos os veículos por aqui podem transitar



E como é lógico, não se podia sambar sem música!


Aqui olhei um pouco para o jogo de pernas!...

Antes de regressar para ver o Benfica, fazer um jogo de se lhe tirar o chapéu, comprei presunto transmontano, alheiras de Mirandela e uma coisa que muita gente não sabe, ou nunca comeu: (enguias doces), como estava com a ideia das enguias na cabeça, tive de comprar e comer 3.