NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

sábado, 29 de junho de 2013

45 ANOS DE AMOR...


Estávamos na década de 60, tinha regressado de Moçambique, senti necessidade de constituir família e escolheu-se a data do matrimónio, (dia 29 de junho de 1968) o sol nascia mais brilhante que nunca naquela aldeia de Portugal, a ansiedade ia crescendo à medida que os minutos avançavam, para te ver vestida de branco...com a temperatura a rondar os 40 graus, o nosso amor fazia transpirar nossos corpos de tal maneira que hoje dia 29 de junho de 2013, sinto que esse calor me aqueceu para sempre! Que queres que te diga? OBRIGADO MEU AMOR!!!
---------------------------------------*********************-------------------------


Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A OUTRA REPUBLIKA NA COVA-GALA...


Aquela que todos os portugueses/as conhecem muito bem, que serve de poleiro para os papagaios que cantam, cantam e desencantam por nada fazerem, a não ser mexer no bolso de quem trabalha, transmitindo-nos tristezas diárias


E a outra "Republika" (grupo musical) que ontem visitou e encantou a Freguesia de São Pedro na Cova-Gala, metendo jovens e menos jovens a dançar e a saltar com a sua contagiante música







E como não podia deixar de ser, também para vos informar de como são as festas em honra do Padroeiro dos pescadores (São Pedro), marquei presença até há uma da manhã, mas como quem corre de gosto não cansa, às 6, o sol sem pedir licença entrou no meu quarto e fui à janela dar-lhe as boas-vindas e aqui está ele ainda por detrás de uma neblina matinal a sorrir para mim e para o Mondego! Como já alguém disse, é sempre a abrir e hoje temos connosco a Banda HI-FI
Amanhã sábado: Alta Frequência
domingo: Banda RED
A coisa promete, vá lá...Venham de carro, comboio, autocarro, ou até a nado mas venham.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

JÁ NÃO ABUNDA...


Alguém hoje se lembrou de me dizer que abundava, mas isto era antes da austeridade


Agora se não alterarem a ração, só vamos ter ossos para rapar

domingo, 23 de junho de 2013

S. JOÃO ACALMA ESTA VENTANIA!


Ó S.João da Figueira
Com manjericos aos molhos
Fui, mas disse uma asneira
Quando a areia me entrou nos olhos
---x---
S. João disse baixinho
Ao brasileiro deste mercado
Quero o nabo bem fresquinho
Quero o grelo bem regado

UM CHEIRINHO A SÃO PEDRO...


Feirinha de artesanato, no largo da Junta de Freguesia de São Pedro, Cova-Gala


A igreja estava toda iluminada, para receber os milhares de visitantes que todos os anos nos visitam, que como é tradição, por aqui passam os melhores artistas nacionais e internacionais, sempre com entrada gratuita a toda a gente


Ontem abertura com os pequenos grandes cantores das escolas da Freguesia, seguindo-se o grupo musical "Função Públika"


Que com a sua brilhante atuação, fez o público, saltar, dançar e vibrar, contagiado pelo excelente espetáculo que nos proporcionaram


As cores e alegria que os "Função Públika" nos trouxeram com o seu trabalho


O Pedro, que no São Pedro nos encantou com a sua voz  excepcional


Voltem sempre, "Função Pública"! Aqui na Cova-Gala, serão sempre bem vindos.

sábado, 22 de junho de 2013

O BEIJO MATA O DESEJO...

O Beijo Mata o DesejoMOTE 

«Não te beijo e tenho ensejo 
Para um beijo te roubar; 
O beijo mata o desejo 
E eu quero-te desejar.» 

GLOSAS 
Porque te amo de verdade, 
'stou louco por dar-te um beijo, 
Mas contra a tua vontade 
Não te beijo e tenho ensejo. 

Sabendo que deves ter 
Milhões deles p'ra me dar, 
Teria que enlouquecer 
Para um beijo te roubar. 

E como em teus lábios puros, 
Guardas tudo quanto almejo, 
Doutros desejos futuros 
O beijo mata o desejo. 

Roubando um, mil te daria; 
O que não posso é jurar 
Que não te aborreceria, 
E eu quero-te desejar!    

António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."

sexta-feira, 21 de junho de 2013

NÓS NÃO MERECEMOS SR. MINISTRO...

Um dos grandes problemas em Portugal é que "tudo é contestado", diz Poiares Maduro

"Tudo é contestado"! Porquê Sr. Ministro? Na minha opinião, tenho a resposta: é que alguma coisa que fazem sai errada e quando tentam copiar por outro país qualquer, só copiam as coisas más contra quem trabalha e podia relançar a economia, tenham a coragem de começar a olhar para o vosso país e para as pessoas, que até somos um povo acolhedor, pacífico e trabalhador, não merecemos os políticos que temos tido nos últimos 39 anos.

terça-feira, 18 de junho de 2013

SOLUÇÃO CONTRA POLÍTICOS...



Uma senhora ia no passeio e, a certa altura, dá de caras com uma vizinha. Admirada, pergunta-lhe:
- Então, D. Guilhermina, que lhe aconteceu?! Agora, anda de óculos escuros e de tampões nos ouvidos…
Responde a outra:
- Olhe, D. Graça, só assim é que não vejo nem ouço os politicos!

Anedota enviada por Enesmarks

O GATO E O RATO...

Imagem intercalada 1

( Fábula Maconde-Moçambique)



Um gato e um rato tornaram-se amigos. Um dia combinaram fazer uma viagem ao Tanganica. O gato perguntou: O rio está cheio: onde passaremos? O rato respondeu:- Não faz mal, faremos um barco. O gato anuiu:- Está bem, façamo-lo. Colheram uma grande raiz de mandioca e construíram um barco, puseram-no na água e embarcaram. Comida, nenhuma. Quando escureceu,tiveram fome. O gato perguntou:- Que comeremos amigo? O rato respondeu:- Não te apoquentes amigo, comeremos mesmo este nosso barco.
E começaram a comer o barco. O gato provou, mas não lhe soube bem. O rato, porém, roeu, roeu, até que o barco abriu água e se afundou. Nadaram. O rato nadava bem; mas o gato mal e, por isso, envergonhado. Por sorte chegou ao lado de lá. O rato estava gordo e o gato enfraquecido, com fome, o gato falou assim:- Não aguento mais, quero comer-te. O rato, então disse:- Está bem, amigo: mas estou sujo, espera primeiro que eu me lave.
Foi. O gato ficou de espreita atrás de uma árvore para o poder apanhar no regresso; mas o rato não voltou mais. O gato ainda hoje espera por ele.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A FIGUEIRA NÃO MUDOU DE LUGAR!...


Ela..."A Figueira Minha", continua aqui na foz do Mondego, o estranho é que alguns amigos e comentaristas assíduos, deixaram de comentar, será porque os figos ainda estão verdes? Ou os preparativos para as festas populares vos rouba  disponibilidade de tempo? Em breve os figos estarão maduros e eu espero que regressem com as vossas sempre agradáveis visitas.


O sol se esconde, mas reaparece todas as manhãs,para nos dar luz, cor e alegria, sem a vossa companhia, tudo se torna mais escuro à minha volta.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESTOU CONVOSCO, PROFESSORES...

Professores, 'bora lá DIVULGAR estes escritores,músicos,cineastas,musicólogos, autores, artistas plásticos,jornalistas, editores, produtores , fotógrafos,  realizadores,estes AMIGOS : 
amor com amor se paga!

Personalidades da arte e da cultura solidárias com a greve dos professores 

Manifesto: Obrigado professores 

 
Sem Educação não há país que ande para a frente. E é para trás que andamos quando o governo decide aumentar o número de alunos por turma, despedir milhares de professores e desumanizar as escolas, desbaratando os avanços nas qualificações que o país conheceu nas últimas décadas. Não satisfeito, continua a sua cruzada contra a escola pública. Ameaça com mais despedimentos e com o aumento do horário de trabalho dos que ficam. 
 
de Cruzeiro Seixas
Ao atacar os professores o governo torna os alunos reféns. Com menos apoios educativos e menos recursos para fazer face à diversidade de estudantes, é a escola pública que sai enfraquecida. Querem encaixotar os alunos em turmas cada vez maiores com docentes cada vez mais desmotivados. Cortam nas disciplinas de formação cívica e do ensino artístico e tecnológico, negando aos jovens todos os horizontes possíveis. 
 
Os professores estão em greve pela qualidade da escola pública e em nome dos alunos e das suas famílias. Porque sabem que baixar os braços é pactuar com a degradação da escola. Os professores fazem greve porque querem devolver as asas aos seus alunos que o governo entretanto roubou. Esta greve é por isso justa e necessária. É um murro na mesa de quem está farto de ser enganado. É um murro na mesa para defender um bem público cada vez mais ameaçado. 
 
Por isso, estamos solidários. Apoiamos a greve dos professores em nome de uma escola para todos e onde todos cabem. Em nome de um país mais informado e qualificado, em nome das crianças que merecem um ensino de qualidade e toda a disponibilidade de quem sempre esteve com elas. É preciso libertar a escola pública do sequestro imposto pelo governo e pela troika. Aos professores dizemos “obrigado!” por defenderem um direito que é de todos. 

Subscritores:
.
António Pinho Vargas, Compositor
Bruno Cabral, Realizador
Camilo Azevedo, Realizador, RTP
Carlos Mendes, Músico
David Bonneville, Cineasta
Eurico Carrapatoso, Compositor
Hélia Correia, Escritora
Leonel Moura, Artista plástico
Luís Varatojo, Músico, A Naifa 
Luísa Ortigoso, Actriz
Jacinto Lucas Pires, Escritor
Joana Manuel, Actriz
João Salaviza, Cineasta
José Luís Peixoto, Escritor
José Mário Branco, Músico
José Vítor Malheiros, Jornalista
Marta Lança, Editora e produtora
Messias, Músico, Mercado Negro 
Nuno Artur Silva, Autor e produtor
Pedro Pinho, Cineasta
Rui Vieira Nery, Musicólogo
Raquel Freire, Cineasta
Sérgio Godinho, Músico
Valter Vinagre, Fotógrafo
Zé Pedro, Músico, Xutos e Pontapés.
http://oventoquepassa.blogspot.pt/

PEDIU BOLEIA E FOI VIOLADA...

Estudante pediu boleia e foi violada

pj2
Uma jovem de 24 anos foi violada, no passado mês de abril, em Castelo Branco. A violação ocorreu depois da jovem, estudante, ter aceite boleiade um desconhecido.
Ontem, a Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, anunciou a detenção “de um homem, solteiro, motorista, pela presumível prática de um crime de violação, cometido no passado mês de abril”. De acordo com o documento divulgado, a vítima é uma jovem “a quem o suspeito concedeu uma boleia, tendo-a transportado para um local isolado onde cometeu o crime”.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

SANTO ANTÓNIO CASAMENTEIRO...


Quadras a Santo António

por poesianunorita, em 12.06.07
Santo António, meu amigo,
rogo-te para ter inspiração.
Sabes o que escrevo e o que digo;
tenho as palavras no coração.

Quero escrever-te umas quadras
para mostrar a minha devoção.
Mas saem apenas rimas vagas.
Desculpa-me, não tive intenção.

Perdoa-me esta ousadia
fruto da minha tenra idade.
Estou a sentir uma poesia
gerada com generosidade.

Rezo louvores a ti meu santo,
Padroeiro da minha cidade,
pelas graças que entretanto
eu recebi da tua bondade.

Foi na noite dessa tua festa
que encontrei o meu grande amor,
sendo assim, apenas me resta
agradecer-te por este favor.
   
Eu casei-me na tua capela
Num dia bonito e de calor.
Levava um lenço na lapela.
O coração batia com fervor.

Quando ela entrou na igreja,
fiquei fascinado e a sentir
ser impossível não ter inveja
deste amor que me faz luzir.

É a ti, meu santo, que o devo.
Exclamo-o feliz e a sorrir.
Desta forma eu não me atrevo
a outros favores te pedir.

Estes versos já vão bem compridos.
Até ao fim tenho que os levar.
Por mim, para ti, foram escritos
Com carinho, só para te louvar.

E para terminar:

Entra na marcha e vem cantar,
No Santo António sê folgazão.
Lisboa vem para a rua dançar,
E comer sardinhas assadas no pão.



terça-feira, 11 de junho de 2013

CAÇA AO VOTO JÁ ABRIU...

Câmara de Figueiró dos Vinhos ajuda idosos a pagar a fatura da água e comprar medicamentos

uso racional de medicamentosCerca de duas centenas de idosos estão a ser ajudados a pagar água e medicamentos pelas juntas de freguesia e pelo município de Figueiró dos Vinhos, disse à Lusa o presidente da câmara, Rui Silva.
O apoio económico incide sobre todos os residentes no concelho com mais de 65 anos, desde que não aufiram um rendimento superior a 80% do salário mínimo nacional.
“É uma medida simples, mas significativa num momento difícil para os mais carenciados”, explicou o autarca à margem da assinatura de um protocolo com a Junta de Freguesia de Campelo que permitirá aos idosos descontos na ordem dos 50% na aquisição de medicamentos.

domingo, 9 de junho de 2013

AOS 73 ANOS, É CAMPEÃO DE CULTURA FÍSICA E RECORDISTA NACIONAL...

Praticante mais velho da Europa de cultura física é de Coimbra

Foto Luís Carregã
Foto Luís Carregã
nome de Fernando Reis é, como tantos outros, um exemplo no que toca ao desporto, em particular ao de Coimbra.
Aos 73 anos, é campeão de cultura física e recordista nacional, sendo o mais velho e antigo praticante da modalidade em toda a Europa.
A partir de hoje, Reis vai mostrar o que vale, nos Campeonatos da Europa de Powerlifting, que se realizam em Vila do Conde.
Por convite da organização da prova, o atleta da Académica participa na vertente supino raw 75 kg, numa comitiva estudantil que integra mais 11 elementos.
Versão completa na edição impressa

quinta-feira, 6 de junho de 2013

AUTÁRQUICAS SÃO NECESSÁRIAS?


É claro que sim! As ruas e largos da minha Freguesia, são bem o exemplo do que se passa em todo o país sempre que há eleições! Só um pequeno pormenor...Antes a mesma rua estava como podem ver na 1º imagem


Agora está assim, não fora esta peça de museu que se pode ver, que serve de gatil, onde provavelmente no seu interior existem gatos mortos, isto seria uma cidade à beira-rio


As pedras do passeio no Largo, também já foram colocadas no devido lugar, na minha opinião, eleições deviam acontecer todos os anos, sem subsídios em tempo de crise e sem reformas precoces, só porque estiveram 2, ou 4 anos ao serviço da comunidade, com o devido respeito, (não tenho nada contra o meu Presidente de Junta, que até se tem comportado com distinção).

terça-feira, 4 de junho de 2013

SER DOIDO-ALEGRE, QUE MAIOR VENTURA!

António AleixoAntónio Fernandes AleixoPortugal1899 // 1949Poeta popular
Ser Doido-Alegre, que Maior Ventura!Ser doido-alegre, que maior ventura! 
Morrer vivendo p'ra além da verdade. 
É tão feliz quem goza tal loucura 
Que nem na morte crê, que felicidade! 

Encara, rindo, a vida que o tortura, 
Sem ver na esmola, a falsa caridade, 
Que bem no fundo é só vaidade pura, 
Se acaso houver pureza na vaidade. 

Já que não tenho, tal como preciso, 
A felicidade que esse doido tem 
De ver no purgatório um paraíso... 

Direi, ao contemplar o seu sorriso, 
Ai quem me dera ser doido também 
P'ra suportar melhor quem tem juízo. 

António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."

sábado, 1 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA...


Em dia mundial da criança, como em todos os dias nos devemos lembrar das crianças que sofrem, por culpa de quem tem o dever de as proteger, (que são os adultos)! Veio-me à memória os meninos de Huambo, que já sofreram os efeitos da guerra, a guerra que não pediram, que não desejaram e nunca souberam porque aconteceu! Desejo que passem a ser mais protegidas em todo o mundo,  respeitando mais a sua pura inocência.