NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTEJOS TRADICIONAIS DE S. PEDRO!

A igreja de S.Pedro, na Cova-Gala, começaram os preparativos para a festa em honra do seu Patrono, que tem início hoje à noite e se prolongará até segunda feira

Por este palco irão passar vários grupos de artistas

E como não podiam faltar aí estão elas, as barracas do comes, bebes e pagas.
A igreja de S.Pedro na Cova-Gala em dias normais.
Se as máquinas não falharem, todos os dias irão ter novidades à cerca destas festas anuais da minha terra.

COLISEU MULTIUSOS DA FIGUEIRA DA FOZ!

NO COLISEU FIGUEIRENSE, DEPOIS DA TOURADA, AS MARCHAS DE S. JOÃO, DIAS 28,29 E 30 DE JUNHO, A FESTA DA SARDINHA, ONDE PODEMOS SABOREAR A BELA SARDINHA CERTIFICADA DA FIGUEIRA.

ASSAR, SERÁ A TAREFA MAIS DIFÍCIL,MAS HÁ SEMPRE VOLUNTÁRIOS QUE A EXECUTAM COM CARINHO E AMOR À SUA TERRA.

A SOBREMESA, QUE CAI SEMPRE BEM NO FINAL.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

MARCHA DO PAIÃO 2ª CLASSIFICADA!

Não querendo por em causa, o profissionalismo, ou decisão do júri, na minha opinião o Paião merecia o 1º lugar, porque eram  marchas de S. João que estavam a ser classificadas e não exibições teatrais, repito, (é minha opinião).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

FESTAS POPULARES NA FIGUEIRA DA FOZ!

PROCISSÃO ATÉ À PRAÇA DA EUROPA

BÊNÇÃO DO MAR

CERIMÓNIA DA BÊNÇÃO DO MAR JUNTO À FOZ DO MONDEGO


EXIBIÇÃO DAS MARCHAS NO COLISEU




Ontem à tarde realizou-se a tradicional procissão de S. João, até à Praça da Europa, onde se procedeu à cerimónia da bênção do mar.
À noite no Coliseu Figueirense, com lotação esgotada seguiu-se a exibição de 6 marchas populares, representando 6 freguesias do concelho da Figueira da Foz, com o público rendido à magnífica exibição dos participantes, tendo uma classificação final dada pelo júri credenciado para o efeito e também a opinião da assistência através do voto.


sábado, 23 de junho de 2012

SÃO JOÃO CHEGOU,VIU E GOSTOU!

Já chegou o São João
E com o balão brincou
Com a sardinha na mão
A nossa Figueira abraçou

Para a fogueira saltar
Uns copitos ele bebeu
Na praia se estendeu a descansar
E de madrugada adormeceu

Para o ano cá estaremos
Foi o que nos prometeu
Com Ele nos entendemos
Porque o povo o elegeu

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESTÁ CHEGANDO SÃO JOÃO!


Está chegando a grande festa
A festa de São João
É a maior festa da terra
Ninguém pode dizer que não
Nas vésperas chega o fogo
Toda a noite a rebentar
Chega também a filarmónica
Toda a gente vai dançar
Da capela para a igreja
Vai Santo António a se juntar
Cada um no seu andor
Cada um em seu altar
Essa noite é de alegria
e não vos digo mais nada
Logo ao romper da manhã
a música toca a alvorada
Há baile toda a noite
no nosso Largo das Eiras
Essa noite tudo dança
Tanto casadas como solteiras
Á noite lê-se a fama
Como é nossa tradição
Todos querem ouvir versos
na noite de São João
Esta festa de São João
Estamos todos a esperar
É a melhor festa da Terra
Disso nos podemos orgulhar
             (Ilídio Gonçalves Clemente)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

NOITES DE FESTA NA FIGUEIRA!

                                              ENTRADA NA FIGUEIRA 1ª ROTUNDA
                                              CASTELO SILVA GUIMARÃES
                                             TASQUINHA DA FREGUESIA DE SÃO PEDRO
                                             EMENTA DE DOMINGO DIA 17 SÃO PEDRO
                                          TRANSPORTE RURAL REPRESENTADO
                                      RANCHO INFANTIL, ROSAS DE MAIO SANTANA
                                          NÚCLEO JOVEM DA COVA-GALA
                                                      MARIANA IMAGINÁRIO
Dia 17 de junho, domingo na Praça da Europa, Figueira da Foz e inserido nas festas da cidade, inclui o que há de melhor da gastronomia portuguesa, aqui representada pelas freguesias do concelho da Figueira, como não podia deixar de ser, lá estive a puxar a brasa à minha sardinha, pois na parte musical, com a apresentação do nosso conhecidíssimo figueirense jornalista, apresentador e administrador do blog, (Marcha do vapor) Rogério Neves, subiram ao palco o Núcleo jovem da Cova-Gala, tendo como ensaiadora e Diretora, (Aldina Matias), assim como as duas artistas Covagalenses: Mariana Imaginário, finalista no programa da TVI (Uma canção para ti) e a grande cantora, também conterrânia: Sónia Pinto. Também abrilhantaram a noite, a Filarmónica Santanense, que em homenagem à nossa seleção, tocaram a terminar a sua atuação o Hino Nacional, também o rancho infantil Rosas de maio de Santana, alegraram os espetadores com seus coloridos, por último, atuação Imperial Neptuna Académica  da Figueira da Foz.
As festas irão continuar com o seguinte programa:
A Feira das Freguesias, que decorre de hoje (dia 15) a 22 de Junho, na Praça da Europa, abre o programa das festas de S. João e da cidade da Figueira da Foz, o qual terminará com a Festa da Sardinha, no Coliseu Figueirense, de 28 a 30 de Junho.
Na apresentação dos festejos, o presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, referiu que, “pese embora os sacrifícios e os dias particularmente difíceis, mantém-se o mesmo modelo de anos anteriores, para não defraudar expectativas e manter a dignidade das festas”.
As festas, dinamizadas pela empresa municipal Figueira Grande Turismo, têm um orçamento de 105 000 euros, menos 35 000 que em 2011.
O primeiro destaque vai para as 18 freguesias do concelho, representadas na Feira através da gastronomia, mas também da animação de cariz popular durante todas as noites, através dos grupos de cada freguesia.
A Feira das Freguesias abre hoje (dia 15), pelas 19h00, com a animação desta primeira noite a pertencer à Sociedade Musical e Recreativa de Alqueidão (21h00), ao Rancho Folclórico Bago d'Ouro do Carvalhal, das Alhadas (21h55), ao grupo de dança “A Voz das Estrelas”, também das Alhadas (22h35), e à Orquestra Ligeira da Associação CRD Gândara, de Moinhos da Gândara (23h15).
No sábado (dia 16), a partir das 21h00, actuarão a Sociedade Artística e Musical Carvalhense, a Sociedade Filarmónica Paionense, o Rancho das Cantarinhas de Buarcos e o grupo de dança “Black and White Star's”.
No domingo (dia 17), a noite na Feira das Freguesias será animada pela Sociedade Musical Santanense, pelo Rancho Rosas de Maio (infantil), pelo Núcleo Jovem Cova-Gala e pela Imperial Neptuna Académica.
O ponto alto das festividades é, sem dúvida, a noite de S. João (sábado, dia 23), com a Figueira da Foz a acolher milhares de pessoas. Na avenida de 25 de Abril desfilarão as marchas de grupos de Tavarede, Lavos, Paião, Bom Sucesso, Marinha das Ondas e Quiaios, acompanhadas pela Imperial Neptuna Académica e a Bruna Tuna Universitária, num total de 425 participantes.
O desfile terminará com o habitual espectáculo piro-musical, que durante 10 minutos vai colorir a noite, junto à praia, como o arraial popular a decorrer na Rua de São Lourenço, ao som do grupo TVE.
Entre a 01h00 e o amanhecer haverá animação no areal, com o dj Eduardo Patrão, e o habitual Banho Santo, que este ano é a dobrar, pois também irá realizar-se em Buarcos, uma organização da Junta de Freguesia local.
No dia 24 (domingo) a manhã será reservada para as cerimónias oficiais do Dia da Cidade, enquanto o programa religioso inicia-se às 16h00 com a missa solene, seguida da procissão e da Bênção de Mar, junto à Doca de Recreio. À noite, pelas 22h00, realiza-se o segundo desfile das Marchas Populares, no Coliseu Figueirense.
A Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense, organizada pela Malta do Viso, à qual anualmente afluem aproximadamente 5 000 pessoas, decorrerá de 28 a dia 20, com o menu tradicional - sardinha assada, broa e caldo verde – e animação musical.


sábado, 16 de junho de 2012

EM BUARCOS CANTOU-SE O FADO!

 Ontem dia 15 de junho, as muralhas de Buarcos tiveram mais uma história para "contar"/cantar. Eram 22,00H fez-se silêncio e as cordas da guitarra de Sílvio Girão e da viola de José Manuel começaram a trinar.
 Subiram ao palco e fizeram-se ouvir, as vozes da Milú, Gracinda Marques, Luís Oliveira e Ricardo Barreto,
Todos artistas da Figueira da Foz que encantaram umas centenas de espectadores, estão de parabéns, o Agrupamento de escolas de Buarcos, a Junta de Freguesia de Buarcos e a Empresa Saint-Gobaint Mondego, (Entidades organizadoras).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

JÁ TIVERAM INÍCIO, AS FESTAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS!

 Já começaram as festas, mas este ano com menos fogo, quanto a mim corretíssimo, porque considero: Queimar dinheiro. Sto António casamenteiro, realizou os seus casamentos tradicionais, alguns comemorando  as bodas de ouro, as sardinhas, bem mais caras não faltaram para animar as festas, as marchas que coloriram Lisboa, embora com alguma polémica à mistura, cumpriram a tradição.
A seguir virá S.João, trazendo consigo os arraiais, as músicas, os bailes em cada esquina e já depois da meia noite o banho Santo, que servirá de encerramento festivo e refresco de algumas mentes mais efervescentes.

Por fim virá São Pedro, padroeiro dos pescadores, para a reinação, as músicas continuarão a animar os bailaricos até de madrugada, nós (povo português) somos assim: "pobretes mas alegretes"...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SAUDADES DE COIMBRA!


Coimbra...Cidade Eterna

Ó!…Coimbra, cidade eterna,
Da velha universidade
E poetas que marcaram
O Penedo da Saudade.

Ó!…Coimbra, das tradições,
Onde o luto duma capa,
Faz deslumbrar multidões,
Do Choupal até à Lapa.

Ó!…Coimbra, dos estudantes
E de tricanas formosas,
Onde uma Santa Rainha,
Fez o milagre das rosas.

Ó!…Coimbra, onde o Mondego,
Sussurra à noite em segredo,
Histórias de amor que ouviu,
Reveladas no Penedo.

Ó!…Coimbra, inspiradora,
Tu foste palco e cenário,
De nomes grandes do fado,
Entre os quais, se encontra Hilário.

Ó!…Coimbra, um dia choraste,
Profundamente, talvez…
Triste na Quinta das Lágrimas,
A morte, da linda Inês !…

Ó!…Coimbra, cheia de história,
Que o tempo nunca apagou,
Havendo ainda olvidadas,
Histórias que ninguém contou.

Ó!…Coimbra, dos monumentos,
que viram séculos passar,
Ai se essas pedras velhinhas,
Histórias pudessem contar…

Ó!…Coimbra, para ti canto,
Por seres tão nobre cidade,
Este poema inspirado,
No Penedo da Saudade!…
MAS TAMBÉM DE ZECA AFONSO!

domingo, 10 de junho de 2012

ORGULHOSAMENTE PORTUGUÊS!



  • No dia 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
     
  • Quando nasceu este feriado?O 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões.
    Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.
     
  • O 10 de Junho, dia de Camões, começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar.
     
  • O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580,  é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano E também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

Orgulhoso de ser português, pelo seu passado glorioso, pela história que nos deixaram os bravos marinheiros, que levaram bem longe a língua de Camões.
Hoje em Portugal comemoramos o 10 de Junho dia de Portugal e das comunidades portuguesas, não vou aqui falar das políticas dos últimos 10 anos, com as quais não me identifico minimamente, mas quero deixar aqui um abraço a todos/as os/as portugueses/as, especialmente àqueles/as "espalhados" pelo mundo, pelos quais tenho muito respeito e admiração,principalmente porque sei que a maioria preferiria continuar a trabalhar no seu país, se lhes dessem condições.

                                                         POEMA DE CAMÕES
 
                                     MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES
 
 Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
 Muda-se o ser, muda-se a confiança;
 Todo o mundo é composto de mudança,
 Tomando sempre novas qualidades.

 Continuamente vemos novidades,
 Diferentes em tudo da esperança;
 Do mal ficam as mágoas na lembrança,
 E do bem, se algum houve, as saudades.

 O tempo cobre o chão de verde manto,
 Que já coberto foi de neve fria,
 E em mim converte em choro o doce canto.

 E afora este mudar-se cada dia,
 Outra mudança faz de mor espanto;
 Que não se muda já como soía.

                                                (Luís Vaz de Camões)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

FUZILEIROS...SEMPRE PRESENTES!

Fuzileiros...Uma força da Marinha Portuguesa, criada em 1961, irá dar apoio à segurança nas praias portuguesas!

Conhecendo a sua postura, dedicação e determinação com que executam qualquer missão que lhes é determinada, não tenho dúvidas, que as nossas praias irão estar mais seguras, força rapazes! FUZILEIROS SEMPRE!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FIGUEIRA DA FOZ "ONTEM E HOJE"!

FIGUEIRA DA FOZ "ONTEM"
FORTE DE SANTA CATARINA "HOJE"

CLUBE NÁUTICO E MARINA


MARINA


Algumas imagens, daquela que foi e continua a ser a minha/nossa bela cidade à beira-mar plantada que é a Figueira, com excelentes condições para quem gosta de fazer uma bela caminhada à beira-mar, com a rainha das praias portuguesas para quem gosta de apresentar o seu bronzeado, com a Serra da Boa Viagem mesmo ao lado para quem gosta de passeios turísticos, ou fazer um óptimo pic-nic, tanta coisa maravilhosa, proporcionando umas magníficas férias com várias diversões diurnas e nocturnas, a Figueira e o seu povo acolhedor, estamos à sua espera, serão sempre bem-vindos.
                                                    

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ACTIVIDADE HORTÍCOLA!

                                         Os guardas de serviço, (Ai se eu te pego e deixa-me passar)
                                                         A cerejeira com cerejas
                                                    A nespereira e as nêsperas
                                          Ceboleiras, batateiras e feijoeiros em destaque
        Por último, o castanheiro à esquerda e o pessegueiro à direita que o meu amigo e filho da escola Henrique Amaral me trouxe da Espanha, já com 6 pêssegos este ano.


Mesmo com dois guardas permanentes, a cerejeira carregada de cerejas e a nespereira com  nêsperas, os melros e gaios, não me deixaram nada, comem debaixo dos espantalhos que lá meto, portanto meus amigos/as, não são só os governos a desviar a nossa alimentação, acho que o vírus já chegou aos pássaros.
Vamos lá laboratórios, contratem mais e bons cientistas, caso contrário até nós somos comidos por esta bicharada que nos rodeia e ataca.
Uma boa semana de trabalho, ou férias se for o caso, com o meu ABRAÇO.

sábado, 2 de junho de 2012

NÃO FUI EU!

Deixo-vos com ANA MOURA, que passem um bom fim de semana e ficam a saber que não fui eu que abri a porta, mas estou a pagar a crise!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

AINDA SOMOS CRIANÇAS!


Em cada um de nós existe uma criança, aquela criança que brincou, sorriu e chorou. Na adolescência, embora um pouco mais conscientes, tudo continuou, entretanto surgiram os sonhos, aqueles sonhos para uns realidade para outros nem por isso, na 3ª idade, aquela criança que sempre esteve connosco irá continuar, sorrindo, brincando e chorando até ao último suspiro, ninguém tenha dúvidas, porque nunca ninguém deixou de ter uma criança dentro de si e é por isso que elas merecem todo o nosso respeito, saibamos compreendê-las, respeitá-las e educá-las porque são elas que nos sucederão, na luta da vida.